Roteiro Turístico

Marco Histórico
Mural com 7 metros de altura, com obras artísticas em relevo no cimento, ilustra a história da cidade, neste que é o ponto considerado o seu marco inicial. Rua 8 esquina com avenida 13.

Calçadão
Espaço no centro da cidade para circulação exclusiva de pedestres, com planejamento paisagístico, infra-estrutura de bancos telefones públicos, bancas de revistas e quiosques. Centro da cidade.

Museu Municipal
O prédio, de 1907 foi recentemente restaurado e guarda o arquivo de peças históricas, folclóricas e artísticas que contam a vida da cidade. Também é palco de exposições de artes. Praça Francisco Barreto.

Região dos Lagos
Conjunto de três lagoas ornamentais, com anfiteatro ao ar livre para 500 pessoas, esplanada para shows, calçada para caminhadas e ampla ciclovia. Região dos Lagos.

Catedral do Divino Espírito Santo
Construção do início do século, a Catedral leva o nome do padroeiro da cidade e tem seu em interior obras de arte pintadas nas paredes e vitrais. Praça Francisco Barreto.

Cidade de Maria
Inaugurado em 1981, o local é de propriedade da Igreja Católica e reúne cinco congregações religiosas, um seminário e uma casa para hospedar 100 pessoas. Rod. Nadir Kenan, Km 11.

Praça da Primavera
Com um bonito projeto paisagístico, esta praça é considerada a mais bela da cidade por exibir um clima de tranqüilidade. Tem coreto, passagem de córrego com pontes e fonte luminosa. Rua 18 com avenidas 33 e 35.

North Shopping Barretos
Um shopping com conceito de "open mall" e estilo country, uma praça de eventos, lojas com diversidade de produtos e estacionamento para 400 veículos.
Via Cons. Antonio Prado, Nº 1400.

Fundação Educacional de Barretos
Faculdade com 10 opções de cursos superiores, mais cinco cursos de nível técnico e um Centro de Pós-Graduação. O campus oferece laboratórios básicos e específicos, clínicas odontológicas, centro de informática, biblioteca, cantina e teatro com capacidade para 700 espectadores.


Final de semana country

Barretos oferece ao turista uma programação que inclui vários passeios. Estas atrações são permanentes, acontecendo o ano todo e não somente durante os dias da Festa do Peão.

Passeio histórico pela cidade.
Passeio guiado pelo centro de Barretos, visitando a Praça Francisco Barreto (que leva o nome do fundador da cidade) e ao seu redor o Museu Ruy Menezes (acervo artístico e folclórico), a Catedral do Divino Espírito Santo (padroeiro da cidade) e ao Museu Histórico e Folclórico do Peão de Boiadeiro (patrimônio histórico-cultural da cidade). Em seguida, visita ao recinto Paulo de Lima Corrêa (primeira sede da Festa do Peão de Boiadeiro) e a Região dos Lagos ( local para as práticas esportivas, encontros e agito da cidade).

Rancho Nossa Senhora de Guadalupe (Haras Texano)
Propriedade de criação de cavalos Quarto de Milha. Ambiente totalmente construído seguindo fielmente os padrões da arquitetura country texana. Visita aos escritórios, baias, capela, alem de conhecer as locações do filme Beuna Sorte e das capas das mais famosas duplas sertanejas do Brasil.

Centro de Treinamento em Montaria e Rodeio "Rodeios Pousada"
Propriedade rústica dotada de arena e bretes onde nos finais de semana peões profissionais e aspirantes desenvolvem suas técnicas de montaria em touros e cavalos. O turista terá oportunidade de assistir bem de perto à prática das várias modalidades de montaria, conhecendo e conversando com autênticos peões e vivenciando a realidade desta prática esportiva já tradicional no Brasil.

Tocada de Boiada (passeio interativo)
Um dos pontos altos do fim-de-semana country. Este passeio constitui-se de uma boiada (aproximadamente 70 cabeças de gado) entre duas propriedades rurais. A boiada é conduzida por uma comitiva de autênticos peões, juntamente com os turistas, todos montados a cavalo. No percurso pela estrada boiadeira o turista terá oportunidade de apreciar vários tipos de cultura como cana de açúcar, café, milho, seringueiras e pastagens. No final do percurso é servido café típico sertanejo, refeição farta composta por vários pratos típicos da região: bolo de fubá, pão de queijo, roscas, biscoitos, requeijão, pão caseiro, manteiga, geléias sucos, leite e café; todos produzidos com ingredientes de qualidade e de maneira artesanal.

Programação Noturna em Boate Sertaneja
Momento de boas-vindas e de confraternização do grupo de turistas. Nas boates dos clubes sociais da cidade, especialmente ambientadas, a noite acontece ao som de muita música country, sertaneja e forró.


Atrações Turísticas do Parque do Peão

Estádio de Rodeio
Símbolo maior do Parque do Peão, projetado pó Oscar Niemeyer, ele acomodda 35 mil pessoas sentadas. É o palco de realização dos circuitos de rodeios e do Barretos International Rodeo, além de abrigar os megashows realizados durante a Festa do Peão. Ainda no estádio está programado uma visita ao camarote número 1, onde ficam as grandes personalidades do mundo artístico, cultural, político e empresarial que visitam Barretos durante a realização do rodeio.

Ranchos Festivos
Propriedades particulares instaladas dentro do Parque do Peão, apresentam projetos arquitetônicos originais e que reproduzem características de construções da região barretense. São utilizados durante o ano todo para vários tipos de eventos.

Sociedade Hípica "Os Independentes"
Área reservada `q prática de provas funcionais, como team roping, laço de bezerro, três tambores e bulldog. Oportunidade de visita às baia, quarto de ração, quarto de selas e equipamentos, além de selas e equipamentos, além de arquibancada e bar. Oferece serviço de estada e adestramento de cavalos o ano todo.

Fazendinha
Recanto do Parque do Peão que reproduz com autenticidade as características de uma fazenda da região, com traços da cultura mineira como um curral para ordenha manual e engenho movido a tração animal produzindo o caldo de cana (que será transformado em garapa, melado e cachaça). Oportunidade para degustação e compra de quitutes regionais: pão de queijo, broa de fubá, rapadura, biscoito de polvilho de farinhas de mandioca e caju.

Memorial do Peão
Espaços especialmente planejado para abrigar eventos relacionados à cultura sertaneja, utilizado para festas country durante o ano todo e principalmente no mês de agosto. Durante a visita há a projeção de um documentário sobre as últimas Festas de Peão, dando a exata dimensão da emoção e grandiosidade do mais tradicional evento country-sertanejo do país.

Ponto de Pouso das Comitivas (Queima do Alho)
Reproduz com exatidão o ambiente usando pelos peões para o descanso e pernoite, possuindo construções rústicas que recriam o clima sertanejo e marcam os melhores momentos das longas viagens feitas pelas comitivas, ou seja, o momento das refeições, da música e dos causos dos sertões. No Ponto de Pouso da comitivas é servido u almoço, tendo como cardápio a Queima do Alho, um prato típico boiadeiro constituído de feijão, (enriquecido com pertences de porco), arroz carreteiro, farofa de pilão, verdura refogada, pimenta e outras guarnições que sustentavam o peão em suas tocadas de boiada.


Lazer

Teatro
- Teatro Jorge Andrade
Sala com 700 lugares - via Cons. Antonio Prado, 790 Fone 322-6411
- Teatro do Grêmio
Sala com 240 lugares - Rua 24, entre av. 19 e 21 - Fone 322-2955

Cinemas
- Cine Centerplex
2 Salas Convencionais com 214 lugares e uma sala de tecnologia 3D com 230 lugares - Fica dentro do North Shopping Barretos - Telefones: (17) 3322.6585 e 3322.6393 - www.centerplex.com.br

Boates
- Boate do Grêmio
Av. 19, 976 - Fone 322-2955

Estádios
- Estádio Municipal "Antonio Gomes Martins" (Estádio de futebol)
Rua 20, avenida 01






clique aqui
para imprimir




Você é o visitante número:



visitors globe